terça-feira, 25 de dezembro de 2007

ONG AMIGOS DE PLUTÃO NÃO EXISTE

ON

G Amigos de Plutão não existe


No dia 2 de setembro de 2006, o jornalista Carlos Chagas publicou em sua coluna no jornal Brasília em Dia, uma nota falando sobre a criação de uma organização não-governamental (ONG) denominada Sociedade dos Amigos de Plutão. Essa suposta ONG estaria localizada na Esplanada dos Ministérios e teria como presidente um ex-líder sindical, filiado a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e ao Partido dos Trabalhadores (PT), além de ser amigo íntimo do presidente Luís Inácio Lula da Silva. O fato mais surpreendente, no entanto, seria a liberação de R$ 7,5 milhões para a tal sociedade, publicada no Diário Oficial.

Clique no link para ver a matéria:

http://www.brasiliaemdia.com.br/2006/9/1/Pagina744.htm

A liberação de verba governamental desse porte para uma ONG de um amigo íntimo do presidente causou grande repercussão. Afinal, seria mais um escândalo envolvendo organizações sem fins lucrativos e recursos federais. Ao digitar “Amigos de Plutão” no google, é possível verificar mais de 380 ocorrências. Vários sites, colunistas e blogueiros de todo o país comentaram o assunto. E o tema foi parar até no Congresso Nacional. O senador Heráclito Fortes fez um discurso defendendo a abertura de uma CPI para investigar a denúncia.

O Contas Abertas (CA), site reconhecido pelo seu trabalho investigativo e fiscalizador do Orçamento Federal, recebeu dezenas de e-mails de leitores questionando a veracidade dessas informações, principalmente, em relação à liberação dos R$ 7,5 milhões. Muitos jornalistas de importantes veículos da imprensa também entraram em contato com o CA, na tentativa de obter mais dados. Diante de tamanha repercussão, o Contas Abertas resolveu apurar o caso.

A ONG Sociedade dos Amigos de Plutão, na realidade, nunca existiu. O próprio jornalista Carlos Chagas publicou uma retratação no dia 2 de outubro em sua coluna no Tribuna da Imprensa. Nessa nova nota, Chagas afirmou que isso não passou de uma metáfora tão comum na crônica política. Deixou claro que foi apenas uma ficção, que ele criou para criticar uma situação que está se tornando corrente no cenário político atual, a criação de ONGs com a finalidade exclusiva de captar recursos públicos.

Clique no link para ver a retratação:
http://www.tribuna.inf.br/anteriores/2006/outubro/02/coluna.asp?coluna=chagas

Assim sendo, o Contas Abertas informa a seu leitores que a Sociedade dos Amigos de Plutão nunca existiu. A sede na Esplanada dos Ministérios, a liberação do dinheiro dos cofres públicos, os possíveis convênios com grandes estatais e o presidente amigo íntimo de Lula, não passam de uma situação hipotética criada pelo jornalista Carlos Chagas.

Camilla Shinoda
Do Contas Abertas

http://contasabertas.uol.com.br/noticias/detalhes_noticias.asp?auto=1519


www/http://contasabertas.uol.com.br/noticias/detalhes_noticias.asp?auto=1519


7/10/2006


Nenhum comentário: